terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como produzir História?

A História está sempre sendo produzida. A cada minuto, a cada segundo. Como? Bem simples: toda vez que alguém conta uma história, seja para o jornaleiro, seja para o motorista de ônibus, para o chefe ao chegar atrasado, ou mesmo a repórter da Globo que conta a notícia de manhã, está produzindo História.

A História é um construto, um discurso construído a respeito do passado. Portanto, se eu digo ao meu chefe que me atrasei porque o ônibus enguiçou, pode ser verdade ou não, mas eu estou construindo um discurso a partir do que aconteceu. O ônibus pode não ter enguiçado, mas parado alguns instantes, ou então ficou preso no engarrafamento, mas a minha versão dos fatos, o meu discurso, é de que o ônibus atrasou porque enguiçou. Ou seja: eu construí um discurso histórico a partir do que aconteceu.

Entretanto, ao contrário da história do ônibus, para comprovar o meu discurso, uma vez que História é uma ciência (e portanto, utiliza do método científico de observação, análise, hipóteses, experimentação e comprovação), o historiador (o construtor de discursos a respeito do passado) utilizará de documentos que atestem seu discurso. Entretanto, o historiador não só traduz o documento e o impõe como certo, mas também o interpreta e o analisa meticulosamente (avaliando sua origem, quem escreveu, de quando é, quem atestou o documento, para que ele foi escrito, como foi escrito, etc).

De modo muito resumido, é assim que se produz História. A partir de suas pesquisas, os historiadores constroem seus discursos e o põe a prova, a fim de esclarecer questões do passado, para melhor compreender o presente.

Neste blog, eu pretendo escrever regularmente sobre História e, especialmente, escrever sobre as etapas da construção e produção da História. Durante minhas próprias pesquisas, escreverei aqui um relatório avaliando e descrevendo como foi a etapa realizada, a fim de melhor esclarecer todos aqueles leitores interessados. Fiquem tranquilos pois, ainda que escreva mais formalmente, não chegarei ao extremo de achar que isso aqui é um espaço acadêmico. Pelo contrário: quero fazer desse blog um espaço de Divulgação da História.

Grande abraço a todos,
Eduardo Costa

3 comentários:

  1. gostei muito do post, precisamos de mais blogs assim !
    parabéns
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Importante, gostei.
    abraços.

    Otacilio Itaquirai-MS, 10 de Maio 2012

    ResponderExcluir